© 2017 por Wanderlei Júnior.

RENOVANDO A ARTE: CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS DO ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA

O projeto Renovando a Arte: capacitação e atualização das novas tendências do ensino de música na escola é constituído por um curso de capacitação e atualização voltado para professores que ministram a linguagem artística musical e de linha de frente. Foi realizado entre janeiro e fevereiro de 2018 na cidade de Anápolis. O projeto conta com recursos do Fundo de Cultura de Goiás. Foram mais de 120 inscritos em todos os módulos.

 

O curso foi dividido em 8 Módulos agrupados em 2 núcleos (comum e específico).

 

Núcleos Comuns (32 horas): Questões teóricas, práticas e gerais focalizando o ensino coletivo, didáticas de ensaio e educação musical nos grupos musicais.

  • Módulo 1: Pedagogia da música – aspectos metodológicos (8 horas). ProfªDrª. Nilcéia Protasio

  • Módulo 2: Metodologia para ensaios em grupo – musicalização e desenvolvimento técnico do instrumento nos ensaios (8 horas). Profº Ms Marcos Botelho.

 

  • Módulo 3: Métodos ativos aplicados a grupos e ensaios – ensinando teoria de modo divertido e durante os ensaios (8 horas). Profº Ms Marcelo Eterno.

  • Modúlo 4: Prática em conjunto e Concerto Final – trabalho prático das didáticas aprendidas; avaliação da aprendizagem e concerto final com os alunos do curso (8 horas). Profº Ms Marcos Botelho .

Núcleos Específicos (8 horas):  Laboratórios de observação, teste e prática dos conhecimentos adquiridos nos módulos comuns. Metodologia oficinas instrumentais e aulas expositivas.

  • Laboratório de Sopros – técnicas de ensino, estudo de repertório e trabalho técnico (8 horas) Profº Ms Marcos Botelho

 

  • Laboratório de Percussão – técnicas de ensino, estudo de repertório e trabalho técnico (8 horas) Profº Dr. Fábio Fonseca

  • Corpo coreográfico – técnicas de ensino, estudo de coreografias e trabalho técnico (8 horas) Profº Dr. Rafael Guarato